CIDADES ATENDIDAS

 GOVERNADOR VALADARES - MG / ERA NOVA (Distrito de Alpercata - MG) / ALPERCATA - MG

 



Exibir mapa ampliado


TEMPO:

 

 


 

GOVERNADOR VALADARES :

Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à microrregião de mesmo nome e à mesorregião do Vale do Rio Doce, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 320 quilômetros. Sua população foi contada em 2010 pelo IBGE em 263 594 habitantes, sendo assim o nono mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua mesorregião e microrregião. Está a 960 quilômetros de Brasília, a capital federal. Ocupa uma área de 2348,1 km². Desse total, 24,3674 km² estão em perímetro urbano.

A maior parte de seu território situa-se na margem esquerda do Rio Doce. O município é servido pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Companhia Vale do Rio Doce e pela rodovia Rio-Bahia (BR-116). Liga-se à capital do estado pela BR-381.

A cidade ainda se destaca em seu turismo. Em Governador Valadares está o Pico da Ibituruna. Com 1 123 metros de altitude, é um dos pontos mais altos do Leste mineiro. É sede de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre sendo que os competidores saltam do Pico, de onde se pode avistar toda a região do Vale do Rio Doce, cujo leito está aos pés do pico. Também sedia vários campeonatos internacionais de voo livre.

 Histórico:

A primeira exploração do Vale do Rio Doce data de 1573 quando Sebastião Fernandes Tourinho, partindo do litoral, subiu o rio até alcançar a foz do Suaçuí Grande, com a finalidade de descobrir ouro e pedras preciosas. Posteriormente, Marcos de Azeredo, seguindo o itinerário de Tourinho, transpôs o rio Doce e avançou uma extensão maior do que a alcançada pela primeira expedição, até atingir a barra do Suaçuí Pequeno.
Os desbravadores encontraram uma série de obstáculos, não só o rio, com seus bancos de areia dificultando a interiorização da bacia, como as impenetráveis florestas, e, mais ainda, a ferocidade dos índios botocudos.
Esses fatores impediram, por muito tempo, o estabelecimento de núcleos regulares de população . Com o intuito de conter os constantes ataques dos silvícolas, instalou-se no vale, no local conhecido como Porto de Dom Manuel, uma das seis Divisões Militares do Rio Doce, criadas pela Carta Régia de 13 de maio de 1808.
Em 1882, o povoado passou a distrito de paz com a denominação de Baguari e, em 1884, a distrito do município de Peçanha, mudando seu topônimo para Santo Antônio de Figueira, em 1923 para Figueira e, em 1938 para Governador Valadares.
Instalado o distrito, foi grande o surto de progresso, especialmente quando da construção da estrada de ferro Diamantina, hoje Vitória-Minas. Esse empreendimento muito influiu na colonização do vale e no rápido progresso de Governador Valadares.

Gentílico: valadarense

Formação administrativa:

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 13 distritos: Governador Valadares, Alto de Santa Helena, Baguari, Brejaubina, Chonin, Chonin de Baixo, Derribadinha, Goiabal, Penha do Cassiano, Santo Antônio do Pontal, São José do Itapionã, São Vitor e Vila Nova Floresta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 


ALPERCATA - MG:

Alpercata é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2007 era de 7.172 habitantes.

Histórico:

Pôr volta de 1926, chegaram ao lugar Manoel Florentino Lopes com sua família e, depois, Gabriel Lopes, vulgo “Gabriel Precata”, alcunha a ele atribuída pôr usar calçados tipo alpercata. Foram os primeiros habitantes, considerados fundadores da Povoação. A partir de 1941, com a fixação de acampamentos de pessoal ocupado na construção da Rodovia Rio-Bahia, atual BR-116, foi acelerado o progresso da localidade. Novas casas eram edificadas, surgindo os primeiros estabelecimentos comerciais. Com esses novos estímulos e a atividade agropecuária, o povoado “Precata” entrou em fase definitiva de evolução. Com o movimento de criação do Distrito foi tentada a mudança do nome “Precata” para Bom Jesus do Novo Cruzeiro. Alteraram a grafia para Alpercata, em homenagem a Gabriel “Precata”, figura de grande popularidade na região e um dos fundadores da Cidade.

Gentílico: alpercatense

Formação administrativa:

Distrito criado com a denominação de Alpercata (ex-povoado), pela lei nº 336, de 27-12- 1948, subordinado ao município de Governador Valadares.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Alpercata, figura no município de Governador Valadares. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado á categoria de município coma denominação de Alpercata, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Governador Valadares. Sede no antigo distrito de Alpercata. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.