Tipos de turismo

       

TURISMO CULTURAL PELO BRASIL

 

 

 
 
             No turismo cultural, a principal motivação do viajante é vivenciar, conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural visitado. Festas populares, culinária, dança, entre outras manifestações do povo brasileiro, são muito apreciadas pelos turistas estrangeiros.
           
            Os patrimônios são bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e das comunidades. Podem ser de valor histórico, artístico, científico ou simbólico, como arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e eventos envolvendo música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas, exposições e outros. As cidades históricas do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, e Porto Seguro, na Bahia, são alguns dos principais destinos do turismo cultural no Brasil.
Markito/Embratur
 
         A cidade de Ouro Preto (MG), que possui o maior conjunto barroco do mundo, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional.
 
            Existem 17 tesouros do patrimônio mundial no Brasil, como os conjuntos arquitetônicos de Brasília e Olinda. Outros destinos culturais fazem parte do turismo arqueológico. O Brasil é privilegiado porque tem sítios de aproximadamente 12 mil anos. O local mais importante é o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí. Há também sítios na Chapada Diamantina, na Bahia. Em Minas Gerais, o principal destino turístico é o Parque Nacional da Serra do Cipó e, em Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães.
 
 
 

Voltar para Notícias